quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

OTAN PRESSIONA COREIA DO NORTE PARA CANCELAR LANÇAMENTO DE FOGUETE



A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pediu na quarta-feira que a Coreia do Norte cancele seus planos de lançar um foguete de longo alcance nas próximas semanas, afirmando que o teste violaria resoluções da ONU e desestabilizaria ainda mais a península coreana. Segundo o governo sul-coreano, que monitora as atividades da nação vizinha, o foguete já está instalado na base de Dongchang-ri.

Em um comunicado, a organização expressou "grave preocupação" com as intenções de Pyongyang de realizar um lançamento usando tecnologia de mísseis balísticos. "Pedimos às autoridades norte-coreanas que cumpram suas obrigações sob a lei internacional e cumpram completamente o desejo da comunidade internacional."

Histórico - Anunciado no último sábado, o novo lançamento norte-coreano deixou a Ásia em alerta. Apesar de Pyongyang insistir que a operação é pacífica e tem como objetivo colocar um satélite em órbita, países como Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos acreditam que o lançamento na verdade oculta um teste de míssil balístico, algo que violaria duas resoluções da ONU que proíbem o regime comunista de desenvolver essa tecnologia.

Até eventuais aliados dos norte-coreanos, como a Rússia e a China, pediram que Pyongyang suspenda o lançamento.

Fracasso - Caso a Coreia do Norte leve adiante a intenção de lançar o foguete, seria a segunda operação do tipo que o país realiza este ano. Desafiando todas as pressões internacionais, Pyongyang disparou um míssil de longo alcance em abril, mas a operação foi um fiasco: o projétil explodiu um minuto após levantar voo e caiu no mar logo em seguida.


Fonte: Agência Reuters



Nenhum comentário:

Postar um comentário